sábado, 11 de maio de 2013

Poesia Vida de Balseiro


VIDA DE BALSEIRO - MIGUEL ARNILDO GOMES

(à memória de meu amigo Dionísio Prestes e outros balseiros do Rio Uruguai)

Neste meu santo eu dei um banho lá na sanga
para que desse enchente ainda essa semana.
São Pedro atendeu o meu pedido e ainda hoje,
sigo no rumo de Uruguaiana.

Choveu, choveu, e o rio encheu,
Tarugos e gravatas que se prendem,
balsa que desliza e que se vai
e que segue embalando sobre o leito
do velho Rio Uruguai.

Rema pra o lado de Santa Catarina, companheiro,
rema parceiro pra banda do Rio Grande,
Lá vai a balsa!
Nos leva à correnteza deste rio,
se Deus quiser, nos traz de volta a Maria Fumaça.

Balseiro empleiteiro deste rio onde é minha lida,
meu mundo, minha vida.
Cuidado com a enseada grita o observador,
Ao desviar a fortaleza, proezas de remador.

Rema pra o lado da Argentina companheiro,
Rema parceiro, pra banda do Rio Grande,
Lá vai a balsa!
Nos leva a correnteza deste rio,
se Deus quiser, nos traz de volta a Maria Fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário