sábado, 11 de maio de 2013

Poesia A Memória de Luiz De Quadros Gomes


A MEMÓRIA DE LUIZ DE QUADROS GOMES - MIGUEL ARNILDO GOMES

Num dia cinco de novembro
partiu e deixou saudades
que me arrebata, me invade
ferindo-me a própria alma,
a o  raciocinar com calma
porque  a vida é assim?
Na ficção ou na poesia
eu penso que bom seria
que tudo se eternizasse
e que tudo de bom que nasce
permanecesse vibrante,
como um astro radiante
e que jamais tivesse fim...
Fostes meu irmão mais velho,
meu professor , meu padrinho,
que ao longo de um só caminho
me destes ensinamentos,
ao lembrar neste momento
os primórdios de minha infância,
dos meus sonhos de criança
em aprender escrever,
me ofereceu o “Queres ler,”
a tabuada e o catecismo,
me deu aulas de civismo
e o verso tosco e caipira
aprendi não é mentira,
na mais cabal realidade
na pureza da verdade
e na magia do saber.
Recordo o cachorro Cairú
que tu levavas na carroça
quando seguias para a roça
com o Galante e o Barão,
bois de nossa estimação,
também o Gaúcho e o Navalha.
Se a emoção não atrapalha
eu termino este relato,
a ser coerente e sensato
na expressão sentimental,
coisa  vulgar ou banal
mas que pra mim tem sentido
sem deixar despercebido
na simples dedicatória
 a esta longa trajetória
que cumpristes até o fim.
Hoje renasces em mim
ao  usar de um só dialeto
a saudar tua esposa, filhos e  netos
e toda a família afinal...
em tua memória me ajoelho
pra continuar um pouco meu espelho
te tornarás imortal.
Lembro o cavalo Rosilho
que papai te deu de presente.
Tu saías imponente
nesse pingo marchador,
com garbo e muito amor.
Fostes professor,depois viajante,
improvisador vibrante,
de bons livros fostes leitor,
também fostes vereador
em algumas legislaturas
é como traçar a pintura
na tela da imaginação
é como ligar o coração
nos cordéis da profecia,
tua imagem se irradia
no lamiré da severidade,
misto de rigidez e bondade
misto de bronco e letrado,
por alguns idolatrado,
por outros , mal entendido,
corajoso , destemido,
audacioso e perspicaz
LUIS DE QUADROS GOMES DESCANSE EM PAZ NA INVERNADA DO SENHOR!!!

Um comentário:

  1. Dizem que o tempo faz melhorar a saudade não acredito muito nisso, pois te foste a alguns anos e não consigo melhorar pois a saudade que aperta o peito e não tem geito só a vejo aumentar.

    Mas saiba meu querido pai que uma coisa me conforta e que acredito.
    Um dia nos veremos denovo e ai mataremos a saudade e continuaremos naquele geito cada vez mais bonito pai e filho, professor e aluno, amigos.

    Não dianta isso não vai mudar, até o dia em que te encontrar ficará esse sentimento que em certo grau é um tormento, mas essa vida é assim, é preciso esperar mas esse dia vai chegar e vou poder te abraçar e dizer Que saudade de ti meu amado agora estou conformado pois me encontro aqui!!!.

    Luiz Antonio P .Gomes.

    ResponderExcluir